Pr. Douglas Santarelli - Batista Lagoinha/BH
Pr. Leandro - Batista Lagoinha/BH
Pr. Miguel Rocha Damasceno - GV
Banda Kerigma NG
Banda Refêrencia Jovem
Em meio à uma geração que se perdeu em valores e princípios, cinco jovens se levantaram para fazer a diferença por meio da música: Bella, Breno, Lidy, Thá e Vitão. O grupo nasceu na capital mineira em 2005 depois da experiência em uma escola de música que levava o nome Referência Jovem. O estilo musical da banda tem grande influência dos anos 80 com um visual próprio.
Breno Tonon, vocalista e líder da banda, tem a sua formação como missionário da JOCUM INTERNATIONAL (YWAM), na base de Tyler, Texas, onde trabalhou em missões urbanas por mais de um ano nos Estados Unidos, México e África, ministrando a jovens através das artes, mais especificadamente, a música.
A linguagem visual e verbal são marcas fortes do Referência. A banda leva a mensagem que é possível ser feliz e curtir a vida sem se sentir mal por isso. “O caminho é Jesus! Temos desafiado nossos jovens a experimentarem Jesus. Agindo assim, tenho certeza, nunca mais serão os mesmos”, destaca o líder do grupo, Breno Tonon.
A amizade, o compromisso e a lealdade ao Senhor Jesus uniu esses jovens que acabam de lançar seu terceiro álbum “Mais um Dia”. O estilo musical da banda é electro rock. Além da maturidade musical evidenciada, o álbum traz participações especiais de André Valadão e Nívea Soares com uma nova roupagem para canções já consagradas como “Milagres” e “O Senhor sempre está”, originalmente gravadas por André Valadão, amigo e pastor da banda.
Bateria Mocidade Dependente de Deus - Batista Lagoinha/BH
CIA de Teatro Arena - Batista Lagoinha/BH
Teatro da Mocidade da Igreja Batista da Lagoinha. Criado em 11 de março de 2006. O ministério tem como intuito glorificar a Deus e levar sua Palavra através da arte do teatro.
Coral IBlack - Batista Lagoinha/BH
O Coral IBLack nasceu no dia 17 de Maio de 2008,com o objetivo de Evangelizar e Pregar a palavra de Deus através do Louvor,especificamente o Louvor com estilo Black.
Hebreus 11
Formado há mais de 7 anos o Hebreus 11 tem o privilégio de levar a Palavra de Deus a várias pessoas através do Hip Hop. Eles são um grupo de missões urbanas, que por meio da dança tem alcançado vários jovens e adolescentes para cristo! E mais do que isso Deus tem aberto várias portas para eles para que o Evangelho seja pregado. O Hebreus 11 é considerado um dos três principais grupos de Break Boys em Belo horizonte. O Ministério ainda realiza o principal evento de hip hop gospel, que ocorre anualmente no Aprisco (Batista Lagoinha).
Movimentos de Adoração
Ministério de dança da Igreja Batista Filadelfia.
O significado do nome Movimento de Adoração é representado por gestos corporais e expressivos de um verdadeiro culto adorador ao nosso Senhor, Jesus Cristo.
O objetivo do Ministério é transmitir o poder da palavra e do amor de Deus às pessoas que ainda não o conhecem e também para aqueles que temem o teu nome através da dança como forma de gratidão ao imenso amor a nós oferecido.
O ministério Movimento de Adoração acredita, que para louvar a Deus precisamos dar tudo o que temos e o que somos. O movimento do nosso corpo gera a dança em sitonia com o rítimo e se transforma no belo arranjo do corpo, Coração, Afeto e devoção a Deus.
O Espírito de Deus tem nos usado como um meio de expressar a tão prazerosa alegria de estar na presença Dele,
“Vocês foram comprados por um alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com seu próprio corpo.” 1 Coríntios 6:20
“Louvem eles o seu nome com danças; ofereçam-lhe música com tamborim e harpa.” Salmos 149:3
Valentes de Daviè Batista Lagoinha/BH
Segue abaixo, entrevista de Rafael Oliveira, responsável pela comunicação do Ministério Valentes de Davi, à reporter Thalita Daher do jornal Atos Hoje:
Instruir e aprimorar no conhecimento da arte da capoeira e também no aperfeiçoamento e aprofundamento da Palavra de Deus é tarefa para o Ministério Valentes de Davi. A exemplo do exército de Davi, atualmente mais de 60 pessoas investem tempo, treino e dedicação para adorar ao Senhor por meio da capoeira e contribuir com a expansão do Reino. Para falar a respeito, Rafael Oliveira Xavier, responsável pela comunicação do Ministério, nos concedeu uma entrevista que mostra. a importância dessa ferramenta artística para a salvação de vidas. Que você, caro leitor, reflita sobre o quanto o Senhor é criativo e dá deliberadamente aos seus filhos dons e talentos para adorá-lo e louvá-lo aproveitando de Sua própria criatividade.
Thalita Daher (TD): Como e quando surgiu o ministério?
Rafael Oliveira: O Ministério surgiu em outubro de 2008 por meio de um desejo que o Senhor despertou no coração de quatro homens que foram por muito tempo capoeiristas no mundo e que, após conhecerem Jesus, sonhavam em um dia ver a capoeira redimida por Cristo.
TD: Qual o objetivo e a visão ministerial?
Rafael: O Ministério tem como principal objetivo levar a Palavra do Senhor às pessoas que estão perdidas no universo da capoeira sem conhecer a verdadeira luz do mundo que é Jesus. Nossa visão é usar a capoeira como ferramenta de evangelismo, pois acreditamos no poder de Deus para usar esta arte em seu louvor e honra. Cremos que além de ser uma forma de expansão do Reino extremamente eficaz, o Valentes de Davi é também um ministério de louvor. Usamos instrumentos como o berimbau, atabaque, pandeiro e o canto para louvar e exaltar o Senhor. Entramos nas praças de nossa cidade e nas rodas de capoeira no mundo afora para falarmos do amor de Jesus e resgatarmos vidas que estão condenadas por não conhecerem o verdadeiro Deus que é o nosso Senhor Jesus Cristo.
TD: Do contexto bíblico a realidade do Ministério hoje. O que dizer sobre o nome “Valentes de Davi”?
Rafael: No contexto bíblico sabemos que os valentes de Davi foram homens que, excluídos da sociedade, se escondiam na caverna de Adulão. Assim como diz em 1 Samuel 22.1 “…homens que se achavam em aperto, e todo homem endividado e todos os amargurados de espírito…” Foram estes homens que Davi escolheu para fazerem parte de seu exército e estes foram os guerreiros mais capacitados de sua equipe. Da mesma forma, cremos que Deus quer envergonhar o diabo através dos capoeiristas, muitas vezes marginalizados pelo preconceito e amargurados de espírito por não terem Jesus em suas vidas. Somos homens e mulheres redimidos pelo sangue de Jesus, libertos das drogas e de outras idolatrias para sermos guerreiros que lutam não “contra carne ou sangue, mas sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Ef 6.12).
TD: Quais os maiores desafios atualmente?
Rafael: O principal desafio é vencer as barreiras do preconceito não só na igreja, mas também no mundo. As pessoas têm a tendência de associar a capoeira às religiões afro-brasileiras, sendo que a verdadeira origem da capoeira não tem nenhum vínculo com a religião, mas sim com busca dos negros por liberdade. O preconceito também existe quando os capoeiristas cristãos amam ao Senhor e querem engrandecer o Seu nome em tudo o que fazem.
Atos Hoje: Como é feito o trabalho de expansão do ministério?
Rafael: Sob a cobertura do nosso Pr. Leonardo Capochim, o ministério é supervisionado pelo Jamil (mestre Museu), capoeirista conhecido internacionalmente por meio do grupo Artes das Gerais. Atualmente, ele é membro da Lagoinha e é um homem ousado no serviço de pregar a Palavra de Deus aos capoeiristas. Ainda na liderança contamos com o Wanderson (Prof° Maná), responsável pelo ensino da arte e técnica da capoeira, e o Leonardo (munitor Nardo), responsável pela organização geral do grupo.
TD: Quais são os frutos colhidos ao longo do tempo?
Rafael: Nesses quase dois anos vimos várias vidas se rendendo ao senhorio de Cristo por meio dos evangelismos. Sendo que vinte dessas pessoas hoje fazem parte do ministério e outras dezenas se comprometeram mais intimamente com o Pai e passaram pelas águas do batismo. Muitas outras estão sendo acompanhadas e direcionadas para a cura e libertação de vícios, para honra e glória de Deus.
TD: Qual a mensagem que o ministério deixa para a Igreja e como é a atuação para alcançar 10% de Belo Horizonte para Jesus?
Rafael: A mensagem é que Deus é o criador de todas as artes e que tudo foi feito para seu louvor. Que o preconceito contra a cultura brasileira seja quebrado e que por meio desse Ministério mais vidas sejam alcançadas pelo poder que há no nome de Jesus. Nossa missão é fazer com que 10% se torne uma realidade o mais breve possível e que grande parte desta visão se cumpra com a contribuição dos “Valentes de Davi” por meio do nosso amor pelas almas de Belo Horizonte.
Atividades do Ministério Valentes de Davi:
- Todo último sábado do mês: ministram na Praça da Fonte após os cultos da Mocidade.
- Todo primeiro domingo do mês: evangelismo no Parque Ecológico da Pampulha, às 10h.
- Todas as terças e quintas às 19h30 horas treinos de capoeira na Mocidade.
- Toda sexta-feira: Células do Ministério.
Thalita Daher – thalitadaher@lagoinha.com